agosto 29, 2009

Segredo

A primeira sexta-feira de aula...

"...E ela tem muitos sonhos..."

"Muitos mesmo!" - respondi com um sorriso, frente a olhares curiosos, atentos e alguns indiferentes.

E o mistério ficou no ar.

Confissões que naquela sexta ninguém escutou:

-> Publicar um livro;
-> Conhecer o Canadá;
-> Aprender a tocar flauta transversal;
-> Voar de balão;
(...)

agosto 22, 2009

Excentricidades de artista...

Gênios artísticos são realmente criaturas excêntricas.
O alemão Goethe só escrevia de pé.
Beethoven despejava água gelada na cabeça, para "estimular o cérebro".
Balzac acreditava que o café é que era fonte de inspiração.
E olhem essas:

"Johan Strauss, célebre compositor vienense, sempre viajava levando consigo Phylax, cãozinho de estimação. Strauss tinha uma cabeleira negra muito bonita e as fãs sempre pediam um cachinho como lembrança. O compositor, disfarçadamente, cortava tufos do pêlo do cãozinho e os oferecia como se fossem seus cachos. O pobre Phylax com freqüência, parecia uma ovelha tosqueada."

"Pablo Sarasate, célebre violinista espanhol, certa vez interrompeu um concerto em Paris, irritado com uma senhora sentada na segunda fila do teatro. 'Não posso continuar tocando no compasso de 3 por 4. Esta senhora me perturba, abanando-se com o leque no compasso de 2 por 3'."

agosto 15, 2009

Coca-Cola

-Até 1915, o refrigerante tinha como um de seus ingredientes uma pequena quantidade de cocaína. (Meu Deus! Tá explicado o porquê de tanta gente ser viciada...)
-O design da famosa garrafa foi criado por Earl Dean em 1915 e começou a ser fabricado no ano seguinte pela Root Glass Company. A embalagem se tornou marca registrada exclusiva da Coca-Cola em 1961.
-No ano de 1919, The Coca-Cola Company foi vendida a um grupo presidido por Ernest Woodruff pela quantia de 25 milhões de dólares.
-O lançamento mundial da Diet Coke aconteceu nos Estados Unidos em 1982. Depois vieram a Coca-Cola Light (1983) e a Cherry Coke (1985).
-A Coca-Cola chegou ao Brasil em 1942. Vinha em barris e era engarrafada aqui. (Em barris??)
-A “onda” do logotipo apareceu em 1970.
-Cuba e Panamá foram os primeiros países a engarrafar o refrigerante, em 1906.
-O Papai Noel apareceu na propaganda do refrigerante pela primeira vez em 1931. (Adoro as propagandas da Coca com o papai noel. =) )
-No ano de 1941 a palavra Coke foi usada pela primeira vez.-A embalagem de 1 litro surgiu em 1953.
-Em 1985, a fórmula da Coca-Cola foi alterada, mudando o sabor da bebida. Durante os testes, o refrigerante foi aprovado, mas quando chegou ao mercado, o consumidor não gostou. O produto voltou como Coca-Cola Classic.
-A cada 10 segundos, 126 mil pessoas tomam algum produto da Coca-Cola. (Nossa!! o_O)

agosto 09, 2009

Frio e úmido


Bah, maior chuvarada por esses dias, so...
Engenheiros do Hawaii:

"Que a chuva caia como uma luva
um dilúvio, um delírio
que a chuva traga alívio imediato
que a noite caia, de repente
caia tão demente quanto um raio
que a noite traga alívio imediato"

;D

Crise financeira e suicídios

A crise econômica dos Estados Unidos resultou em um novo problema para os norte-americanos: vem crescendo o número de pessoas que procuram a ajuda dos centros de prevenção a suicídios. O incremento ao longo do ano é de cerca de 30%.


Em Los Angeles, na Califórnia, um dos Estados mais castigados pela crise econômica, o número de chamadas aos centros de prevenção a suicídios aumentou 80% em dezembro de 2008 na comparação com o mesmo mês de 2007. Foram 2.748 chamadas, contra 1.553. A curva no gráfico acompanha a escalada do índice de desemprego.


“Há uma sensação geral de desesperança, comparável ao que vimos depois dos atentados de 11 de Setembro”, diz Kita Curry, presidente do Centro Comunitário de Saúde Mental do Condado de Los Angeles. “Muitas das pessoas que ligam falam de um mundo que parece desolador.”
Enquanto os norte-americanos não se preocupavam muito com o extrato bancário, os centros eram demandados principalmente por portadores de distúrbios mentais. E os atendentes também ouviam problemas do tipo “eu amo meu namorado, mas ele não me quer”.


Ao longo deste ano, no entanto, à medida em que as empresas mandavam as pessoas para casa e os bancos tomavam as casas para cobrir empréstimos, o telefone começou a tocar com mais frequência, e as conversas se tornaram mais tristes.


De acordo com Kita Curry, as pessoas são afetadas não apenas por aquilo que acontece em suas próprias vidas, mas também com as pessoas do seu entorno, que funcionam como uma rede de apoio emocional.


“Se estas pessoas também estão experimentando perdas, elas podem não estar disponíveis para dar apoio. Uma pessoa que hoje liga para os centros pode ter sido confortada por um amigo anteriormente. Mas agora este mesmo amigo também pode estar sofrendo os efeitos da recessão, de maneira que a pessoa em crise já não pode contar com ele”, explica.


O Serviço Nacional de Prevenção ao Suicídio, que administra 135 centros espalhados pelo país, começou o ano registrando 39 mil ligações ao mês. E chegou ao final de 2008 com cerca de 50 mil.





Fonte:http://www.vocesabia.net/saude/crise-economica-contribui-para-elevar-tendencia-ao-suicidio-nos-eua/#more-844

agosto 08, 2009

Esconde-esconde

"Contam que uma vez se reuniram todos os sentimentos e qualidades dos homens em um lugar na terra.
Quando o aborrecimento havia reclamado pela terceira vez, a loucura como sempre tão louca lhe propôs:
-Vamos brincar de "esconde-esconde"?
A intriga levantou a sobrancelha intrigada e a curiosidade sem poder conter-se perguntou:
-Esconde-esconde, o que é isso?
-É um jogo, em que eu fecho os olhos e começo a contar de 1 a 1.000.000, explicou a loucura. Enquanto vocês se escondem e quando eu tiver terminado de contar, o primeiro de vocês que eu encontrar ocupará o meu lugar para o jogo continuar.
O entusiasmo dançou seguido pela euforia, a alegria deu tantos saltos que acabou por convencer a dúvida e até mesmo a apática, que nunca se interessa por nada.
Mas, nem todos quiseram brincar, a verdade preferiu não esconder-se. Pra quê? Se no final todos se encontram.
A soberba opinou que era um jogo muito tonto. (No fundo o que a incomodava era a ideia não ter sido dela.)
E a covardia preferiu não arriscar-se.
-1, 2, 3, 4, ... - começou a contar a loucura.
A primeira a se esconder foi a pressa, que como sempre caiu atrás da primeira pedra no caminho.
A subiu ao céu, e a inveja se escondeu atrás do triunfo que com seu próprio esforço tinha conseguido subir na copa de uma árvore.
A generosidade quase não consegue se esconder, pois cada local que encontrava lhe parecia perfeito, maravilhoso para algum de seus amigos. Se era cristalino, ideal para a beleza, se era a copa de uma árvore, perfeito para a timidez, se era o voo de uma borboleta, o melhor para a volúpia. Se era uma rajada de vento, magnífico para a liberdade. E assim acabou se escondendo em um raio de sol.
O egoísmo, ao contrário, encontrou um lugar muito bom desde o início, ventilado e cômodo, mas apenas para ele.
A mentira escondeu-se no fundo do oceano (na realidade se escondeu atrás do arco-íris). E a paixão e o desejo no centro dos vulcões.
O esquecimento não recorda onde se escondeu, mas isso não é o mais importante.
Quando a loucura estava lá pelo 999.999, o amor não havia encontrado um local para esconder-se, pois todos já estavam ocupados. Até que encontrou uma rosa e cuidadosamente decidiu esconder-se entre suas flores.
-1.000.000, contou a loucura e começou a busca.
A primeira a ser encontrada foi a pressa, apenas a três passos de uma pedra.
Depois escutou-se a discutindo com Deus, no céu, sobre zoologia.
Sentiu vibrar a paixão e o desejo nos vulcões. Em um descuido encontrou a inveja e, claro, pode deduzir onde estava o triunfo.
O egoísmo, não teve nem que procurá-lo, ele sozinho saiu desesperado do seu esconderijo, que na verdade era um ninho de vespas.
De tanto caminhar, sentiu sede e ao aproximar-se do lago descobriu a beleza. A dúvida foi mais fácil ainda, pois a encontrou sentada em cima da cerca, sem decidir de que lado esconder-se.
E assim foi encontrando a todos. O talento entre as ervas finas, a angústia em uma cova escura, a mentira atrás do arco-íris (mentira, estava no fundo do oceano) e até o esquecimento a quem já havia esquecido que estava brincando de "esconde-esconde".
Apenas o amor não aparecia em lugar nenhum.
A loucura procurou atrás de cada árvore, embaixo de cada pedra do planeta. Em cima das montanhas.
Quando estava a ponto de dar-se por vencida, encontrou um roseiral, pegou uma forquilha e começou a mover os ramos, quando no mesmo instante escutou-se um doloroso grito. Os espinhos tinham ferido o amor, nos olhos.
A loucura não sabia o que fazer para desculpar-se com o amor. Chorou, rezou, implorou, pediu perdão e até prometeu ser seu guia.
Desde então, desde que se brincou pela primeira vez de esconde-esconde, na Terra...

O amor é cego e a loucura sempre acompanha."

(Texto de uma das minhas aulas de filosofia dos velhos tempos...)

agosto 05, 2009

Sobre o tempo...



"O mais feroz dos animais domésticos é o relógio de parede. Conheço um que já devorou três gerações da minha família."



(Machado de Assis)

agosto 02, 2009

Curiosidades literárias!

O primeiro romance do mundo

Uma mulher (obviamente!) foi a autora do primeiro romance literário de todos os tempos. Murasaki Shibiku, uma japonesa da classe nobre, escreveu no ano 1007 um livro chamado "A história de Genji", contando a história de um príncipe em busca amor e sabedoria. A pessoa que escreveu o maior número de romances na história também é uma mulher. Barabara Cartland é autora de nada menos que 723 romances, que venderam mais de um bilhão de cópias em 36 idiomas, fazendo dela também a autora de romances mais vendida do mundo.

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

A escritora Aurore Dupin vestia-se de homem para poder freqüentar o meio literário

A escritora francesa George Sand (cujo nome verdadeiro era Amandine-Lucie-Aurore Dupin), escandalizou a Paris do século XIX, vestindo roupas masculinas, fumando charutos e defendendo ideais socialistas. Entre seus amores, figuraram os músicos Lizt e Chopin, com quem viveu por dez anos. A autora escreveu, entre outras obras, Indiana, A pequena Fadette, Lélia, O charco do diabo, e O Companheiro da Viagem pela França.

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

Oscar Wilde era dotado de uma ironia demolidora

Oscar Wilde, o famoso escritor inglês cuja vida arruinou-se ao ser condenado por homossexualismo no fim do século passado, era dotado de uma ironia demolidora. Em visita aos Estados Unidos, mostraram-lhe a estátua de George Washington, com o comentário de que da boca do grande estadista jamais saíra uma mentira. Wilde não se conteve: "Certamente, ele falava pelo nariz", sentenciou.

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

Caligrafia de Machado de Assis era tão ruim que revisores recusavam trabalhar com ele

A letra de Machado de Assis era muito ruim. Redator do Diário de Janeiro, de Quintino Bocaiúva, os revisores recusaram trabalhar com ele, sem que melhorasse a caligrafia. Quintino respondeu aos reclamantes que só os atenderia se lhe mostrassem original de Machado que ele não conseguisse ler. Mostraram. Não só Quintino, mas o próprio Machado não foi capaz de decifrar o que havia escrito.

.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

Retrato falso de duas meninas cercadas de fadas levou criador de Sherlock Holmes a acreditar em seres sobrenaturais

Conan Doyle, criador de Sherlock Holmes, o detetive que não se deixava lograr, em 1917 caiu no "conto" da assombração. O retrato de duas meninas, cercadas de fadas e gnomos, o convenceu da existência de seres sobrenaturais. Anos depois, elas revelaram que tinham posado com figuras recortadas em papel e fixadas com alfinetes.

http://www.terra.com.br/curiosidades/cultura/cultura.htm

agosto 01, 2009

Dreams Collide

I am stuck here
In a moment
And I'm trying to pretend
So I'll play this feeling over
And over again
Idle on this memory
May be I should wake instead
But I'm on my way to go
Back inside my head

I close my eyes
And try to hide
But wake
When these dreams collide

So I'll put this song on repeat
And I'll make up what comes next
Now I'll lay here day dreaming
On your Chest
We'll im stalling to open my eyes
'Cause I know its time for me to leave this bed
But I've decided to fall back inside my head


I close my eyes
And try to hide
But wake
When these dreams collide

When it all breaks down
If I keep on wasting all my time
All alone in my head
Wish I never thought about it in the end

If I close my eyes
And try to hide
But wake
When these dreams collide

(Colbie Caillat)

Porque eu sei,é a hora de eu sair da cama
Mas eu decidi mergulhar no fundo da minha mente